Skip to main content

Nós já vimos aqui no blog da Healthmap que a Inteligência Artificial (IA) está presente em nossa vida até mesmo no momento de traçar a melhor rota nos aplicativos de trânsito. Quando falamos de inteligência, logo nos remetemos a pensamentos, ideias e criatividade. Não é difícil nos reinventar e adequarmos às novas tecnologias. Por exemplo: você sabia que um aplicativo de trânsito como citamos aqui pode ser usado também para cuidar de pessoas? Você deve estar se perguntando como, mas na Healthmap temos o Healthlog, que, além de estar integrado com a plataforma que cuida dos pacientes, traça rotas para que o profissional da saúde encontre o beneficiário e ainda cuida de todo o processo logístico da empresa de saúde.

Tanto no controle otimizado dos recursos de estoque no almoxarifado, quanto no percurso hospitalar até em casa, a inteligência artificial está do nosso lado sem que a gente perceba. Nessa era das inovações e descobertas, a todo momento surgem novas soluções e possibilidades para modernizar e automatizar nosso cotidiano. Para o mercado da saúde podemos citar inúmeras melhorias que podem ser implementadas com o uso do IA.

Com a tecnologia, é possível reduzir cada vez mais os erros humanos, como, por exemplo, ajudar radiologistas a encontrar nódulos ainda não visíveis a olho ou, ou classificá-los como malignos ou benignos. Aliado a isso, é possível ter uma indicação precisa de linhas de cuidado para o paciente, com medicação correta de acordo com a necessidade de cada um.

Em toda parte, em qualquer lugar, um profissional da saúde pode solicitar um exame clínico de seu beneficiário e acessar os resultados em seu próprio computador, evitando inúmeros papéis impressos e contribuindo com o meio ambiente. Tudo isso, com integração de sistemas de inteligência artificial, como é feito com a S_Line e a Healthmap.

Tecnologias de telemedicina também entram nesse hub de mecanismos que nos acompanham em nosso dia a dia. É possível, inclusive, checar sinais vitais remotamente através da câmera de um celular.

Não é só vidas que podemos salvar através de tecnologia de inteligência artificial. Todo leque de possibilidades nos permite diminuir custos com a redução de comorbidades, otimização de uso de recursos, além de tornar menor as perdas de medicamentos/vacinas por validade, através de um bom controle de estoque.

Eliton Souza

Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário UniAcademia. Assessor de comunicação da Healthmap.

Leave a Reply

I accept the Privacy Policy