Hoje encerramos nossa série de publicações sobre Inteligência Artificial (IA) na Saúde. Já vimos como ela se tornou rotineira em nossas vidas e também como ela nos permite um leque de possibilidades no mercado da saúde. Em resumo do que já falamos até aqui, a Inteligência artificial é um agrupamento de tecnologias que permite que um sistema consiga aprender conceitos. Para que isso aconteça, os sistemas são abastecidos por uma grande quantidade de dados, possibilitando o aprendizado e a ampliação dos seus conhecimentos e capacidades.
A Inteligência artificial na saúde abre um leque de soluções no mercado da saúde imensurável, e cada vez mais dá autonomia para profissionais e beneficiários, no qual ela pode ser incorporada em todos os níveis de atenção, seja em um grande hospital ou em uma unidade básica de saúde.
Além de estar transformando a gestão da saúde, proporcionando diagnósticos mais precisos, a IA também revoluciona a relação entre o sistema de saúde e o paciente. Além disso, a adesão de novas tecnologias podem diminuir despesas no setor, conforme um estudo do Banco Mundial, publicado no portal Hospitais Brasil, a utilização da IA aplicada à análise do prontuário eletrônico do paciente (PEP) poderia gerar uma economia de R$ 22 bilhões ao evitar repetições desnecessárias de exames e tratamentos.
Para diminuir a propagação do coronavírus, mas sem deixar a população desassistida durante as medidas de distanciamento social e nos casos de isolamento domiciliar, diversas ações tecnológicas ganharam visibilidade e se tornaram necessárias durante o último ano, uma delas é o serviço de telemedicina. Aqui no Brasil, o Ministério da Saúde passou a recomendar o uso do teleatendimento como alternativa para ofertar cuidado qualificado aos cidadãos sem que haja exposição ao vírus, tanto para o paciente quanto para os profissionais de saúde.
Todo esse acompanhamento se tornou necessário e claro, só foi possível com o uso de tecnologias modernas e eficazes. Esses “consultórios virtuais” permitem que os médicos e profissionais realizem suas consultas à distância com ligações e videoconferências, emissão de atestados e receitas. A plataforma da Healthmap identifica possíveis casos de Covid-19, ou qualquer outro tipo de enfermidade, sem a exposição desnecessária, com a possibilidade de um paciente responder questionários parametrizados por profissionais da saúde, dando um diagnóstico de forma automatizada, ampliando a alternativa de manter ou retomar o atendimento, principalmente, o acompanhar o paciente com uma enfermidade, sendo ela Covid-19 como citamos, ou doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.
Para concluir, fica claro que, a adoção de inteligência artificial e novas tecnologias traz inúmeras contribuições para que as operadoras de planos de saúde e empresas possam desenvolver um cuidado cada vez mais qualificado aos seus beneficiários.