Quem é da geração millennials, há 30 anos atrás jamais iria pensar que hoje nós teríamos aplicativos de celular que avisam o horário certo de tomar um remédio e que pelo próprio celular você iria consultar com um médico. Aliás, o que seria um celular? É curioso como as tecnologias entram em nossas vidas e se tornam parte do nosso dia a dia sem percebermos. Hoje você não precisa mais ficar anotando em papelzinho a hora de tomar remédio e colando na geladeira para não esquecer. Talvez você não saiba, mas todo esse processo em que uma tecnologia, produto ou serviço é transformado ou substituído por uma solução inovadora superior, é chamado de Inovações Disruptivas.
O simples ato de realizar uma consulta médica, com avaliações clínicas e laboratoriais pouco precisas e intervenções nem sempre satisfatórias se tornou obsoleto. Nos dias atuais, mergulhamos na medicina do futuro, que permite diagnósticos cada vez mais precisos e tratamentos personalizados.
Com a inovação presente no cotidiano das pessoas, nem percebemos o quão natural é ter uma tecnologia auxiliando em nossas vidas, principalmente quando falamos em saúde. Aplicativos monitoram sinais vitais e emitem diagnósticos simples, profissionais da saúde tendo um amplo acesso a dados sobre o estado físico de pacientes, tudo isso de uma forma rápida e eficaz.
Na medicina preditiva, com o auxílio de inovações disruptivas é possível saber quais doenças um paciente terá ao longo da vida e tratá-las de acordo com as especificidades dos seus genes. Isso não é nada sobrenatural e nem ficção científica. Por meio de uma revisão de dados clínicos e laboratoriais, com pesquisas avançadas no meio científico, o médico identifica e prediz males em potencial e engaja o paciente a ter certas atitudes efetivas. É preciso ter em mente que a tecnologia pode se tornar o melhor amigo do homem quando o assunto é prevenção, longevidade e antecipação de diagnósticos.
Na Predição, usa-se tecnologias diversas para traçar a predisposição de ordem genética para determinados adoecimentos. Todas as doenças são causadas pela combinação de maus hábitos de vida com fatores hereditários. Com mapeamento genético, resultados de exames, informações psicográficas, estilo de vida, e outras informações podem ser coletadas e analisadas com programas de Gestão de Cuidado, fazendo com que se torne possível identificar com anos de antecedência o diagnóstico de diversas doenças.
A medicina do futuro pode ser conceituada como uma evolução do conhecimento médico juntamente com o desenvolvimento e domínio das tecnologias. O conhecimento multidisciplinar especializado dos médicos e pesquisadores aliada aos avanços tecnológicos, torna possível conquistar significativos avanços na saúde e bem-estar das pessoas. Representando um grande salto na forma como são tratados os pacientes atualmente.