O Brasil viveu dias muito difíceis nos primeiros meses de 2021. A pandemia da Covid-19 atingiu seu ponto crítico em meados de abril, dias em que brasileiros acompanharam nos noticiários os números de mortes que ultrapassavam a marca de 4 mil vidas perdidas.
A vacinação foi a estratégia traçada para controlar o caos. Com a vacina, vieram as boas notícias. Muita gente fez questão de compartilhar momentos da imunização, dos reencontros com a família e amigos. A ciência mostrou mais uma vez que estava certa e hoje, conseguimos enxergar dias melhores para o ano de 2022.
“Vacina” foi eleita pelos brasileiros como a palavra do ano em 2021, segundo levantamento realizado pela Consultoria Cause e o Instituto de Pesquisa Ideia. Em segundo lugar, teve destaque a palavra “esperança”, que foi exatamente o que depositamos na primeira colocada na disputa.
Os cientistas tiveram bastante trabalho neste ano. Não só no combate a covid, mas também contra outras doenças. Em coletiva no dia 6 de outubro, o diretor-geral da OMS anunciou como “uma conquista histórica”, a vacina contra a malária. Com 229 milhões de casos e 409 mil mortes apenas em 2019, a malária é uma das doenças infecciosas que mais afetou a humanidade ao longo da história e que agora conta com uma vacina.
Outro grande avanço na saúde ao longo de 2021 foi a inovação nas instituições de saúde. Os grandes nomes do sistema tiveram que resolver os desafios de longa data de acessibilidade, acesso, qualidade e eficiência. As necessidades que se evidenciaram com a pandemia, aceleraram o processo de busca pela inovação do modelo de atendimento que visa basicamente ajudar a fornecer uma experiência mais eficaz e satisfatória para o paciente e o médico, além de reduzir a curva de custos.
Pandemia elevou a busca nos serviços de saúde através da telemedicina, fazendo com que provedores de saúde atendessem seus pacientes onde eles estavam. Em 2021, as instituições fizeram de tudo para ir além de fornecer uma telemedicina básica. Hoje há uma necessidade de ter soluções integradas que possam criar um atendimento médico virtual sem dificuldades ou que comprometa o diagnóstico e tratamento médico, como é o inovador e mais novo sistema da Healthmap: HConnect.
Com Inteligência Artificial embarcada, incluindo reconhecimento facial e reconhecimento de voz, o HConnect foi concebido para proporcionar o mínimo contato do usuário com a tela, além de garantir agilidade. Com o primeiro clique, o paciente dá início ao atendimento e, na sequência, o HConnect faz todas as conexões necessárias para liberar o procedimento solicitado, como, por exemplo, o contato com a operadora do plano de saúde (médico ou odontológico) e com o sistema de agendamento da própria clínica.
Com esperança em dias melhores e com sede de ajudar a fornecer uma experiência mais inovadora e eficaz, em 2022, a Healthmap irá trazer muito mais novidades para o mercado da saúde, deixando a experiência entre o paciente e profissional da saúde cada vez mais conectado e personalizado.