Você algum dia imaginou ter um facilitador de análise das principais informações que envolvem o cuidado da carteira de sua instituição de saúde?
Estamos falando de um módulo de analytics que combina informações clínicas armazenadas em uma plataforma de gestão do cuidado, com informações financeiras e de utilização, disponibilizadas em dashboards para análise do pré e pós-cuidado, suportando assim um processo de tomada de decisão muito mais eficiente. Essa é a mais nova e inovadora ferramenta que os usuários da plataforma Healthmap ganham a partir de agora, sem custos adicionais, com o Infohealth. A ideia é promover uma redução de tempo e gastos nas operações.
Com Infohealth, esses dados poderão ser direcionados para o aprofundamento de estudos específicos e/ou criação e implementação de planos de ação para mitigar os eventuais desvios identificados, viabilizando assim uma melhoria contínua e a busca pela eficiência. O balanço do pré-cuidado é realizado através da plataforma, que fornece uma visão ampla de custos, priorizando a captação dos clientes através de um diagnóstico de utilização de uma forma eficiente. Já a avaliação após o cuidado consiste na verificação de resultados clínicos, de utilização e financeiros, que incluem variações no perfil de utilização de consultas e internações, além da economia gerada.
De acordo com o Analista Business Intelligence da Healthmap, Henrique Barros, com o dashboard do Infohealth, nosso cliente terá mapeado os beneficiários classificados como ativo, inativo, idade média da carteira, porcentagem de idosos, distribuição por faixa etária e gênero e por distribuição geográfica. Além disso tudo, o dashboard irá apresentar as distribuições de beneficiários classificados como crônicos e com fatores de risco, linhas de cuidado, rastreamento de câncer, mapeamento de diabéticos, beneficiários com doenças cardiovasculares, mapeamento de crianças, gestantes e idosos. Na plataforma Healthmap o profissional da saúde acompanha o cumprimento de plano, perfil de utilização e a distribuição da carteira por profissionais de saúde.
O Infohealth foi idealizado para suprir as principais necessidades de estudo de dados apontados pelos clientes e para sua criação foram envolvidos gestores, médicos, epidemiologistas, analistas de dados, estatístico e profissionais de TI, formando uma equipe multidisciplinar.
De acordo com o Desenvolvedor Business Intelligence da Healthmap e um dos idealizadores do projeto, Leonardo Oliveira, “o Infohealth surgiu da necessidade de ter pessoas que conheçam o processo de funcionamento Healthmap. Com isso, conseguiriam desenvolver insights de informações para entregar ao cliente os dados de evolução geral dos seus beneficiários.” Ele complementa que foram realizadas diversas pesquisas e estudos que apontaram as necessidades dos clientes no resultado que apresentamos hoje.
“É o primeiro passo para uma nova era de informações consolidadas que facilitam o entendimento do melhor caminho a ser percorrido para obter uma saúde de melhor qualidade através da Atenção Primária à Saúde.”
Leonardo Oliveira, Desenvolvedor Business Intelligence da Healthmap
Para Oliveira, os clientes da Healthmap “conseguirão ver o verdadeiro potencial do cuidado preventivo. Enxergarão pontos que podem ser ajustados, otimizando atendimentos aos beneficiários, que são o principal foco.”
Segundo Garbem Gomes, Consultora em Healthcare Analytics, “os usuários da plataforma Healthmap terão o Infohealth como facilitador na observação das principais informações envolvendo o cuidado de uma carteira, promovendo uma redução de tempo e recursos para tal. O tempo e recursos direcionados para esse trabalho poderão ser direcionados para o aprofundamento de estudos específicos e/ou criação e implementação de planos de ação para mitigar os eventuais desvios identificados, viabilizando assim uma melhoria contínua e a busca pela eficiência.”
Para o mercado da saúde, o Infohealth surge no momento em que é preciso se reinventar. Uma nova era, em que é cada vez mais comum as redes de saúde buscarem novos meios para gerar economia, preservando a saúde de seus beneficiários. A tecnologia, que em tese, é o avanço que todos e todas estão buscando, gera um cuidado integral do indivíduo e ganha muito impulso com as novas inovações como o Infohealth.