No último mês, conhecido como Abril Azul, em que se reforça a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a FESC, em parceria com a Healthmap, introduziu em seu sistema de cuidado a Gestão de Terapias Especiais para o tratamento de pessoas com Transtorno Global do Desenvolvimento, incluindo o Transtorno do Espectro Autista. A FESC é uma empresa do Sistema Unimed e está no mercado há mais de 13 anos, com um portfólio de 170 operadoras clientes, entre Unimeds e Autogestões. Essa parceria com a Healthmap rompe mais um desafio das empresas de saúde, realizando a gestão dos atendimentos aos beneficiários em terapias especiais.
De acordo com a Gerente de Serviços de Saúde da FESC, Daiana Medeiros, as consultorias médicas especializadas em terapias especiais buscam avaliar os atendimentos propostos: “o objetivo é garantir que os recursos aplicados sejam utilizados de forma sustentável e com atendimentos que realmente proporcionem melhora na qualidade de vida dos beneficiários e de suas famílias”.
Os tratamentos para Transtorno Global do Desenvolvimento, incluindo o Transtorno do Espectro Autista, são essenciais para melhorar a comunicação, a concentração, conter ou substituir as estereotipias problemáticas (como aquelas que causam automutilação, por exemplo) por outras mais saudáveis, buscando ajudar a lidar com outras possíveis condições associadas, sempre pensando em proporcionar mais qualidade de vida ao paciente.
Para a consultora de projetos da Healthmap e responsável pela implantação da linha de cuidado para pessoas com TEA na FESC, Denisy Muniz, o grande diferencial da plataforma Healthmap é que podemos moldar diversas linhas. De acordo com Denisy, a linha de cuidado voltada para o tratamento do espectro autista é um segmento que está ganhando mais visibilidade no serviço de saúde: “é uma linha diferenciada, desde o cuidado com a descoberta até o tratamento, tendo um cuidado integral com o paciente. O nosso sistema permite uma junção de terapias específicas, para cada paciente e diagnóstico. Acredito que a Healthmap é o único sistema que tem esse cuidado e inteligência para uma linha tão específica. Implantar esse projeto na FESC, apesar de desafiador, foi ao mesmo tempo muito gratificante”.
Todo plano de tratamento para pessoas com TEA deve ser multidisciplinar, ou seja, envolver médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, pedagogos e até mesmo professores. Neste contexto, para uma Operadora de Saúde, os gastos com este tipo de tratamento podem ser significativos, especialmente devido à necessidade de intervenções multifacetadas e de longo prazo. Vários fatores contribuem para os custos elevados associados ao tratamento do TEA, como intervenções especializadas, equipe multidisciplinar, intervenções médicas, educação especializada e também apoio à família.
Esta linha de cuidado disponibilizada na plataforma Healthmap aos usuários da FESC estará integrada ao programa de Gestão de Terapias Especiais. O serviço é voltado para o acompanhamento de crianças com transtornos do desenvolvimento infantil que recebem intervenções terapêuticas intensivas e especializadas. De acordo com a Consultora Técnica em Terapias Especiais, Tatiana Sanches, o objetivo deste programa é acompanhar a trajetória das crianças e das famílias durante a intervenção, monitorando a evolução e os resultados alcançados com a terapia.
“A expectativa é de um acompanhamento mais próximo, baseado em dados coletados com a família, podendo assim avaliar os avanços e aproveitar a janela de desenvolvimento de forma efetiva e com decisões assertivas.”
– Tatiana Sanches | Consultora Técnica em Terapias Especiais
A parametrização da linha de cuidado de pessoas com TEA entra como uma das principais estratégias para gerenciar os recursos, técnicos e financeiros, dos clientes parceiros da FESC. Este resultado é fruto de um projeto construído há meses em uma parceria conjunta com a Healthmap, na esperança de auxiliar significativamente no tratamento e no suporte ao longo da vida de todos os beneficiários das operadoras e autogestões atendidas pela empresa. A expectativa de Tatiana com essa parceria, é que se reduza o tempo de atendimento, tendo uma visão global das necessidades dos pacientes e garantindo um adequado processo de reabilitação e acompanhamento.
A tecnologia da plataforma Healthmap não atrapalha o lado humano dos atendimentos já oferecidos e muito menos a qualidade do serviço. Tatiana destaca que “as ferramentas de gestão de cuidado, como questionários padronizados, riscos de saúde, plano de ação automáticos melhoram a performance da gestão, tornando possível acompanhar mais beneficiários com o mesmo número de colaboradores, assim como tomar decisões assertivas e mais ágeis através das informações de acompanhamento dos clientes, melhorando a qualidade do atendimento prestado”.
Com a tecnologia, é possível estar mais próximo da reabilitação e da evolução de cada um dos pacientes, garantindo que estão recebendo o tratamento adequado, o que trará mais segurança às famílias e melhor qualidade de vida aos beneficiários.