Skip to main content

A obesidade é uma doença crônica, definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura no corpo e considerada um dos mais graves problemas de saúde que temos para enfrentar. Em 2025, a estimativa é de que 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estejam acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade. 

A obesidade tem origem multifatorial que engloba diferentes dimensões: biológica, social, cultural, comportamental, de saúde pública e política. Ela está relacionada ao aumento de risco para outras doenças como as do coração, diabetes, hipertensão arterial sistêmica, doença do fígado e diversos tipos de câncer (como o de cólon, de reto e de mama), problemas renais, asma, agravamento da covid, dores nas articulações, entre outras, reduzindo a qualidade e a expectativa de vida. 

Com esses dados apresentados, ciente de todas as influências e riscos, é importante destacar as ações estruturantes que visem a promoção da saúde, como a implementação de medidas de prevenção, diagnóstico precoce e cuidado adequado às pessoas com excesso de peso, bem como, o estabelecimento de políticas intersetoriais e outras que promovam ambientes e cidades saudáveis.

Para tratar e cuidar dessas pessoas, o caminho é ter um cuidado multidisciplinar adequado, integral e longitudinal, por meio de abordagens individuais, coletivas e transversais. Nesse sentido, a Healthmap oferece uma linha de cuidado efetiva e integrada à rede de informações sobre esses pacientes que auxilia o tratamento e proporciona bem-estar para a rede de beneficiários. Se sua empresa pensa em cuidar das pessoas e quer saber mais desta linha, fale com um de nossos consultores através do e-mail comercial@healthmap.com.br.

Eliton Souza

Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário UniAcademia. Assessor de comunicação da Healthmap.

Leave a Reply

Eu Aceito a Política de Privacidade