Por Ariel Lucas
Os avanços tecnológicos no mundo vêm aumentando nos últimos anos, impactando tanto a nossa vida pessoal quanto a profissional. Na saúde, o uso da tecnologia ganha destaque, pela sua capacidade de resultados mais rápidos, custos reduzidos, além de conforto e comodidade aos pacientes.
São soluções que, a cada dia, se mostram mais surpreendentes e práticas, como a telemedicina, os softwares para gestão do cuidado, prontuários eletrônicos, e aplicativos de controles e cuidado com a saúde dos usuários. Essas são algumas inovações que auxiliam o trabalho dos profissionais de saúde, que vem ganhando espaço no mercado, agradando as empresas e pacientes que ganham mais uma forma de cuidado.
A transformação do modelo de saúde é desafiadora, mas com o uso das tecnologias, que desempenham um papel crítico na gestão do cuidado, é possível melhorar a qualidade dos serviços, aumentando a eficiência operacional, ampliando o acesso e melhorando a experiência do paciente.
Com aplicativos de celular, é possível fazer o monitoramento de saúde realizando o acompanhamento contínuo de pacientes com doenças crônicas ou em reabilitação, garantindo um cuidado personalizado e antecipando problemas de saúde, sendo assim, é possível fazer um cuidado preventivo do paciente.
Além de usos de sistemas de apoio à decisão, as tecnologias ajudam a reduzir erros clínicos, e consequentemente, reduzem custos, retornos de atendimentos, impressões de resultados, prontuários, trazendo benefícios financeiros às instituições e reforçando o cuidado com os pacientes.
Um dos principais objetivos da Healthmap é intensificar e garantir que com o uso da tecnologia, é possível otimizar o atendimento e melhorar a oferta do serviço ao paciente, além de resultar uma maior integração de dados, processos facilitados e um acompanhamento mais assertivo de diagnósticos, proporcionando uma maior transparência ao paciente e uma sensação de proteção em ser cuidado a todo momento.