Imagine-se chegando em uma clínica de saúde e, com apenas dois cliques em uma tela touch, já receber a informação de que será atendido pelo especialista em poucos minutos? Isso sem precisar apresentar qualquer documento de identificação e nem a carteirinha do plano de saúde e muito menos ficar esperando a disponibilidade de uma recepcionista. E, claro, com toda a segurança e proteção a seus dados como a legislação exige. Essa é a mais recente novidade que a Healthmap coloca no mercado com o HConnect. Um hub de soluções capaz de integrar diferentes sistemas de uma clínica médica, por exemplo, e oferecer uma experiência segura e inovadora para pacientes e profissionais de saúde.
Com Inteligência Artificial embarcada, incluindo reconhecimento facial e reconhecimento de voz, o HConnect foi concebido para proporcionar o mínimo contato do usuário com a tela, além de garantir agilidade. Com o primeiro clique, o paciente dá início ao atendimento e, na sequência, o HConnect faz todas as conexões necessárias para liberar o procedimento solicitado, como, por exemplo, o contato com a operadora do plano de saúde (médico ou odontológico) e com o sistema de agendamento da própria clínica.
Com tudo aprovado, resta ao paciente apenas confirmar o atendimento com um último toque e se dirigir à sala de espera. Caso queira falar com uma recepcionista para solucionar qualquer dúvida, poderá acioná-la virtualmente, por meio de uma videochamada que será feita na própria tela. Dessa forma, a atendente não precisará estar no mesmo ambiente em que o paciente se encontra, podendo orientá-lo de onde estiver.
“O HConnect é um gateway de soluções totalmente customizável e parametrizado, tornando a jornada dos pacientes em clínicas, laboratórios, hospitais dentre outros, mais dinâmica, segura e ágil. A automatização da jornada do usuário é o principal objetivo do HConnect e, para isso, contamos com múltiplas integrações sistêmicas e inteligência artificial embarcada, com a leitura facial, a elegibilidade do usuário, a transcrição de voz, as videochamadas e as conexões com sistemas de gestão”, explica o Gerente de Operações e Inovação da Healthmap, Silas da Motta Külzer.
HConnect Telecom permite envio automático de mensagens personalizadas
Dentre o pacote de soluções está o HConnect Telecom. Interligada à plataforma Healthmap, essa solução permite que o profissional de saúde dê o start em ligações telefônicas para o cadastro de pacientes e/ou o monitoramento das ações de acompanhamento da saúde, disponibilizando as gravações de forma acessível. “Ou seja, a clínica médica não precisa ter uma central telefônica e um serviço de mensageria, porque o HConnect Telecom embarca soluções de voz e envio de mensagens, além de registrar todo o histórico do relacionamento com o paciente. O profissional de saúde agenda um horário para o contato e o sistema faz a chamada de forma automática, encaminhando a ligação para o profissional de saúde já com o beneficiário em linha”, ressalta Silas.
Toda a parte de rastreabilidade em gestão, incluindo a performance das enfermeiras e dos demais profissionais de saúde, pode ser mensurada pelo sistema, abrindo-se assim a opção de estabelecer comparativos de captações e monitoramentos, por exemplo, favorecendo o controle da produtividade. “A outra parte do HConnect Telecom é a monitoria da qualidade. Todas as ligações são gravadas, vinculando ao nome do beneficiário os atendimentos realizados e os canais de comunicação utilizados neste relacionamento”, acrescenta o Gerente de Operações e Inovação.
Outras duas fases do HConnect estão mapeadas. A primeira delas, já oferecida para homologação no totem que a Healthmap disponibiliza aos clientes, inclui a coleta de sinais vitais dos pacientes, como temperatura, frequência cardíaca e nível de estresse. Já a segunda fase contempla a oferta de uma cápsula de atendimento médico, para ser utilizada por indústrias afastadas de centros comerciais ou outras empresas que estejam distantes de grandes capitais. “Os usuários poderão fazer consultas médicas por videochamada dentro dessas cápsulas com total segurança e privacidade. A primeira cápsula será inaugurada em Brasília com previsão para junho deste ano”, destaca Silas. O objetivo é reduzir o absenteísmo e oferecer soluções mais eficazes em Saúde Ocupacional.
Base do hub é a Inteligência Artificial. Conheça a enfermeira NINA e o Dr. TOM
Os primeiros clientes do HConnect são as Clínicas DOC, de Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES), e a Care Plus, de São Paulo (SP), que começaram a utilizar os serviços do hub no início de abril. “O foco do HConnect é trabalhar com Inteligência Artificial. Por isso, estamos desenvolvendo assistentes digitais que são a enfermeira NINA e o médico TOM, conta Silas.
“A ideia da Inteligência Artificial embarcada com o TOM, por exemplo, é que, durante o atendimento, ela sirva de apoio ao médico como um assistente inteligente que pode contribuir na tomada de decisão médica”, acrescenta Silas ao ressaltar que esta opção estará disponível apenas em 2022.
“Precisamos de dados para treinar máquinas. A ideia é que, no próximo ano, o TOM já comece a dar as primeiras sugestões aos médicos”. O processo para o início de operação da enfermeira virtual NINA, no entanto, está mais adiantado. Como o totem do HConnect já faz a medição de alguns sinais vitais, a ideia é lançá-la no segundo semestre de 2021.
Para Silas, o maior desafio da introdução de soluções inovadoras em saúde envolve os aspectos culturais que cercam a relação médico-paciente já afetada pela pandemia da Covid-19. O gerente da Healthmap garante, no entanto, que as equipes de inovação estão trabalhando bastante focadas para tornar a Inteligência Artificial cada vez mais humanizada.