Recentemente abordamos aqui em nosso blog como o universo da Internet das Coisas (IoT) se tornou uma forte realidade no cotidiano das pessoas, principalmente no mercado da saúde com aplicações e dispositivos que estimulam mudanças de comportamento no panorama dos cuidados com a saúde. Nessa era das inovações e descobertas, a todo momento surgem novas soluções para modernizar e automatizar softwares, que analisam uma gama infinita de dados impulsionados pelo rápido progresso das técnicas de análise. Essas soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) estão presentes em nossas vidas sem a gente perceber, como no momento de escolher as melhores rotas nos aplicativos de trânsito, a personalizar nossas buscas na internet, a monitorar o mercado de ações, a fazer compras online, a cuidar da nossa saúde, etc.
Como nosso foco é saúde, hoje vamos falar como a Inteligência Artificial melhora o atendimento ao paciente e a eficiência de seus processos. É evidente que a medicina é uma das atividades humanas que mais têm se beneficiado da inteligência artificial e nós falamos disso aqui constantemente. O setor de saúde está cada vez mais mergulhado nesse universo da inteligência artificial, otimizando o atendimento ao paciente e a eficiência de seus processos.
Esse ano, a Healthmap lançou o HConnect, que é um hub de conexões e soluções para autoatendimento, com o objetivo de conectar o cliente através de diversos canais de comunicação, oferecendo uma experiência segura e inovadora para pacientes e profissionais de saúde. Com o HConnect, com apenas dois cliques em uma tela touch, você recebe a informação de que será atendido pelo especialista em poucos minutos sem precisar apresentar qualquer documento de identificação ou esperando a disponibilidade de uma recepcionista.
A inteligência artificial na saúde abre um leque de soluções no mercado da saúde imensurável, e cada vez mais dá autonomia para profissionais e beneficiários, no qual ela pode ser incorporada em todos os níveis de atenção, seja em um grande hospital ou em uma unidade básica de saúde.
Como citamos mais acima, a IA está presente de forma personalizada para cada momento, e isso não é diferente quando falamos de prevenção de doenças na atenção primária. Com plataformas modernas e inteligentes, é possível fazer controle de rotina básicos dos pacientes, como detectar precocemente doenças, prevenir instalação de comorbidades, uso de medicação correta, controle de vacinação, entre tantas outras coisas, mantendo protocolos e ações de cuidado contínuo.
Esse campo da inteligência artificial é grande e seu uso vem se expandindo aceleradamente nos últimos anos. Em nosso próximo post traremos as novas possibilidades que esses mecanismos dão para o setor da saúde.