Skip to main content

O Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer. Em 2022, a UICC está lançando uma campanha para mostrar a importância de termos um mundo com acesso a serviços de câncer melhores e mais justos para todos e todas. A ideia é apresentar e explicar como as iniquidades durante toda a linha do cuidado oncológico afetam o controle do câncer em todo o mundo.

Promover a equidade na saúde, com inclusão e respeito às escolhas e diferenças, é um dos princípios fundamentais para o acesso e a utilização de ações de prevenção e serviços de saúde com qualidade. Prevenir ainda é, e sempre será, melhor do que remediar. Seguir diversas ações para reduzir os riscos e impedir que o câncer se desenvolva, inclui a adoção de um modo de vida saudável.

Vale lembrar que ainda existem fatores de risco que devem ser sempre observados com bastante atenção. Em alguns casos, uma pessoa sadia, exposta a determinados fatores, ambientais ou hereditários, desenvolvem uma doença. Por exemplo, uma pessoa com obesidade e tabagismo, possui o risco de desenvolver diversos cânceres, além de doenças cardiovasculares e respiratórias.

Como dito anteriormente, a prevenção ainda é um dos grandes fatores determinantes para redução de casos de câncer. Pequenas medidas como parar de fumar, evitar o sedentarismo e modificar hábitos alimentares podem reduzir em um terço das mortes pela doença. Existem tipos de câncer que a prevenção ocorre de forma diferente, como, por exemplo, o câncer de pele, que exige evitar a exposição direta da pele ao sol, utilizando sempre protetor solar. 

Além da rotina de autocuidado, é de extrema importância realizar periodicamente os exames que podem detectar a presença de qualquer alteração nos órgãos de maior incidência ao câncer. É sempre bom ter em mente que pacientes com histórico familiar da doença devem estar em alerta com qualquer anomalia, já que o risco genético é alto e a identificação de forma precoce pode ajudar no sucesso do tratamento.

Com a Healthmap é possível a criação de linhas de cuidado personalizadas e assim oferecer as melhores alternativas de prevenção e tratamento para o paciente. Esse cuidado direto também pode servir como ferramenta para readequação de hábitos saudáveis tanto do beneficiário, quanto de seus familiares.

De acordo com a OMS, o câncer é a segunda doença que mais mata no mundo. No Brasil, para cada ano do triênio de 2020-2021, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima 625 mil casos novos de câncer. Com fatores de risco ou não, procure um profissional de saúde e se oriente para realizar exames que podem evitar transtornos no futuro.

Leave a Reply

Eu Aceito a Política de Privacidade