Skip to main content

Nós que trabalhamos dia a dia com a saúde temos a ciência de que é preciso focar na qualidade e na eficiência no cuidado com as pessoas. Já falamos aqui sobre o conceito de VBHC (Value-Based Healthcare), que é uma grande iniciativa de reestruturação dos sistemas de saúde em todo o mundo, com o objetivo principal de ampliar o valor para os pacientes, contendo a escalada de custos e oferecendo mais conveniência e serviços aos clientes.

Nem todos atuam e seguem esse conceito, e é preciso começar a pensar urgente na maneira como atuam profissionais e serviços de saúde. Mudar hábitos nas operações podem trazer benefícios na promoção de saúde. 

Veja quais mudanças implementar e quais são os benefícios para sua operação:

1. Ter uma plataforma que atue na promoção de saúde

Em de março de 2022, foi criada a Resolução Normativa 506/2022 que instituiu o Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde e revogou as Resoluções Normativas 440, 450 e 463.

As mudanças impostas pela ANS possibilitam a melhoria da qualidade assistencial, melhor experiência do beneficiário, gestão efetiva e sustentabilidade. Com a adesão voluntária, a certificação pode demonstrar, até para o sistema público, que a saúde suplementar pode fazer a Atenção Primária à Saúde com qualidade e, inclusive, no futuro, ter condições de vender essa solução para o próprio sistema público. Para isso, é imprescindível que se entreguem serviços bem feitos, que interajam com outros níveis da Atenção e que consigam as suas certificações de qualidade, porque é fundamental para a manutenção da sustentabilidade do sistema.

Com a plataforma Healthmap é possível fomentar a promoção de saúde, focando em cuidados primários, com base em análise de dados, indicadores e em conformidade com fatos, incentivando a adesão das boas práticas em APS na saúde suplementar da operadora.

2. Agir de acordo com os dados obtidos

Um grande meio de reduzir custos e, ao mesmo tempo, melhorar os hábitos de saúde das pessoas é buscar ser sustentável no sistema de saúde. A grande diferença no modelo VBHC é que os indicadores de qualidade vêm da percepção e da experiência do usuário final. Nesse contexto, o sistema de saúde tem indicadores para analisar toda a intervenção produzida e entregue para o usuário. 

A tecnologia pode auxiliar no aumento da produtividade e também ajudar a enxergar de uma forma mais global o atendimento de uma população e, quando necessário, mensurar  o nível de um indivíduo. Para isso, a Healthmap possui um módulo facilitador de análise das principais informações que envolvem o cuidado da carteira de uma instituição de saúde. Estamos falando de um módulo de analytics que combina informações clínicas armazenadas em uma plataforma de gestão do cuidado, com informações financeiras e de utilização, disponibilizadas em dashboards para análise do pré e pós-cuidado, suportando assim um processo de tomada de decisão muito mais eficiente. Essa ferramenta promove uma redução de tempo e gastos nas operações. 

Todos esses dados podem ser direcionados para o aprofundamento de estudos específicos e/ou criação e implementação de planos de ação para mitigar os eventuais desvios identificados, viabilizando assim uma melhoria contínua e a busca pela eficiência. A ideia é que isso fomente a promoção de saúde, realizando um atendimento com foco na pessoa, por uma equipe de referência que conhece bem o paciente com consultas baseadas em evidência científica.

3. Engajar pacientes

A gestão do cuidado nada mais é do que prover e disponibilizar tecnologias para a Saúde de acordo com as necessidades de cada pessoa ao longo da vida, com o foco em seu bem-estar, segurança e autonomia para seguir com uma vida produtiva e saudável.

O objetivo em nossas operações deve ter o foco em valorizar o ser humano, trazendo a melhor experiência possível para o usuário, a partir de um tratamento humanizado e personalizado, respeitando os desejos e o jeito de o paciente encarar os seus desafios.

A tecnologia pode auxiliar no aumento da produtividade, já que os modelos estão relacionados a uma gestão populacional. A tecnologia ajuda a enxergar de uma forma mais global o atendimento de uma população e, quando necessário, mensurar o nível de um indivíduo para estudar um caso específico.

 É possível valorizar e engajar pacientes vulneráveis por meio de uma plataforma que otimiza os serviços de assistência à saúde. Com uma Gestão de Cuidado completa que a Healthmap oferece, é possível fazer um mapeamento personalizado para prevenção de doenças e promoção de saúde, indicando os principais focos de atenção que o paciente precisa ter para levar uma vida saudável. 

Adote uma plataforma robusta e moderna

Toda operadora de saúde deve contar com o apoio da tecnologia para o cuidado integral aos seus pacientes. Essa tendência dos cuidados centrados no paciente está se espalhando por todo o mundo. Nesse cenário, a tecnologia terá um papel revolucionário na prevenção e na promoção da saúde..

Ter um sistema de gestão do cuidado efetivo, mapeamento personalizado para prevenção de doenças e promoção de saúde baseado em dados, indicando os principais focos de atenção que o paciente precisa ter para levar uma vida saudável, é um dos fatores decisivos para ter um alto nível de certificação. Nossa plataforma favorece a promoção de saúde, focando em cuidados primários, com base em análise de dados, indicadores e em conformidade com fatos, aprimorando a qualidade da atenção à saúde, que é um dos principais objetivos do Programa de Certificação de Boas Práticas. Inovar implantando tecnologias que facilitem processos e, principalmente, propondo mudanças estruturais para aprimorar o atendimento ao paciente só é possível com a credibilidade e confiança que nossos clientes depositam na Healthmap.

Eliton Souza

Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário UniAcademia. Assessor de comunicação da Healthmap.

Leave a Reply

I accept the Privacy Policy