Skip to main content

O ano de 2023 chegou ao fim, mas ainda há desafios dele para 2024 a serem vencidos. Um deles é a sustentabilidade do sistema de saúde. É preciso acompanhar as tendências do mercado de saúde, buscando sempre a qualidade dos atendimentos, para que os pacientes tenham a experiência mais proveitosa possível, evitando desperdícios e trazendo rentabilidade e segurança ao sistema.

No último ano a Healthmap teve como prioridade a proteção de dados dos nossos clientes. Para empresas de saúde, especialmente aquelas que lidam com informações sensíveis dos pacientes, ter a certificação ISO 27001 – que recebemos no último trimestre – é de extrema importância para zelar pelos dados armazenados. O gerenciamento de um cenário tecnológico que muda constantemente com leis, que são cada vez mais rígidas sobre segurança e privacidade da informação, faz com que a Healthmap busque progressivamente ser reconhecida no mercado da saúde pela sua segurança, com a garantia de confidencialidade e integridade.

Fraudes e desperdícios no sistema de saúde aumentam os custos, prejudicam beneficiários e comprometem a sustentabilidade do sistema. Um estudo realizado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), divulgado pelo portal Saúde Business, estima que houve comprometimento negativo da ordem de 12,7% nas receitas das operadoras de planos de saúde em 2022. O indicador apontado na análise representa perdas e prejuízos reais para o setor estimados entre 30 e 34 bilhões.

Nesse sentido, a sustentabilidade do sistema ainda deve ser o foco das atenções neste ano. Plataformas de Telemedicina e inteligência artificial, que já ganharam espaço no mercado, devem continuar sendo destaque em 2024. É preciso, antes de mais nada, repensarmos as saídas para evitar o desperdícios. Buscar plataformas, como da Healthmap, que possui uma melhor integração de dados torna-se necessária para que possamos conhecer a jornada do paciente e assim evitar que exames, consultas e até mesmo deslocamentos, sejam solicitados sem necessidade. Com gestão efetiva, vamos de fato trabalhar em cima da prevenção efetiva na saúde.

A batalha em busca de um sistema sustentável ainda bate na trave do envelhecimento da população e das doenças crônicas em geral. Para isso, é preciso aprimorar ainda mais as linhas de cuidado para dar uma resposta rápida ao grande desafio, trilhando toda a jornada da população que mais necessita dos cuidados de uma operadora. A solução está na tecnologia, que pode reduzir a desigualdade e os custos de toda operação.

Eliton Souza

Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário UniAcademia. Assessor de comunicação da Healthmap.

Leave a Reply

Eu Aceito a Política de Privacidade