Skip to main content

O Brasil registrou até a última sexta-feira, dia 1º de março, 1.038.475 casos prováveis e 258 mortes por dengue, somente nestes primeiros meses de 2024, segundo dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde. O país contabiliza ainda 651 óbitos em investigação (se há relação com a dengue), número que pode variar durante os dias assim que realizadas as análises. Até o momento, o governo federal recebeu um lote de 712 mil doses de vacinas contra a dengue, sendo que as doses são destinadas apenas para crianças de 10 e 11 anos. Segundo levantamento do Jornal O Globo feito com as secretarias de saúde de estados e municípios, cerca de 107 mil crianças entre 10 e 11 anos foram imunizadas contra a doença em nove estados após três semanas do início da vacinação no país. O número representa 15% das doses já recebidas.

Apesar das ações de combate a dengue terem se intensificado nos últimos dias, os números não param de subir, o que sobrecarrega unidades de saúde em todo Brasil. Além disso, outro fator agravante no sistema de saúde nos últimos dias tem sido o aumento de casos de Covid-19. Se compararmos os dados da primeira semana epidemiológica de 2024, apresentados pelo portal Coronavírus do Governo Federal, é possível notar que os números de casos semanais de Covid-19 triplicaram, se compararmos com a última semana de fevereiro, em que 69.234 casos foram confirmados no Brasil. A preocupação no momento é com os pacientes que tiveram diagnósticos seguidos ou simultâneos de dengue e Covid-19. Estes correm riscos de desenvolverem quadros severos e de maior chance de letalidade, principalmente idosos e pessoas com doenças crônicas.

É possível usar a tecnologia a favor do tratamento e do combate a essas doenças que seguem em alta em todo país sobrecarregando todo o sistema. Uma plataforma de gestão do cuidado pode auxiliar no cuidado e no monitoramento de casos, fornecendo alertas de oportunidades, promovendo a educação e conscientização, gerenciando estoques, analisando dados epidemiológicos, facilitando o agendamento de consultas e garantindo integração com outros sistemas de saúde. Isso pode contribuir para uma resposta mais eficaz ao controle e prevenção da dengue e da covid-19.

Confira detalhadamente como uma plataforma de Gestão do Cuidado pode contribuir:

Monitoramento e Rastreamento de Casos

Com uma plataforma de Gestão do Cuidado, é possível realizar o rastreamento de casos de dengue e covid-19, permitindo que os profissionais de saúde registrem e monitorem pacientes diagnosticados com a doença. Isso inclui detalhes sobre os sintomas, tratamentos prescritos e progresso do paciente ao longo do tempo.

Alertas e Notificações

É possível gerar alertas automáticos para profissionais de saúde sobre surtos de dengue em áreas específicas. Isso permite uma resposta rápida e eficaz para controlar a propagação da doença.

Educação e Conscientização

Com plataforma moderna de Gestão do Cuidado, o gestor de saúde pode incluir recursos educacionais sobre dengue e covid-19 para profissionais de saúde e pacientes, incluindo informações sobre sintomas, métodos de prevenção e tratamentos disponíveis. Isso ajuda a aumentar a conscientização sobre a doença e a promover práticas de prevenção inadequadas.

Linhas de Cuidado

Através do programa de Gestão do Cuidado, como o da Healthmap, é possível parametrizar linhas de cuidado que padronizam técnicas, descrevem rotinas para o cuidado do paciente, contemplando informações relativas às ações e atividades de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, a serem desenvolvidas pela equipe multidisciplinar.

Gestão de Estoques

Com uma plataforma de Gestão do Cuidado eficiente e um módulo de controle de estoques, como o Healthlog, é possível realizar a gestão de estoques de medicamentos e suprimentos necessários para os tratamentos, garantindo que os recursos estejam disponíveis quando necessário.

Análise de Dados Epidemiológicos 

O software pode coletar e analisar dados epidemiológicos sobre casos de dengue e covid-19, ajudando as autoridades de saúde a identificar padrões e tendências de propagação da doença. Isso pode informar medidas de controle e prevenção mais eficazes.

Agendamento e Acompanhamento de Consultas

Com o uso da plataforma, é possível realizar agendamento de consultas para pacientes com suspeita ou diagnóstico de dengue ou covid-19, bem como o acompanhamento de seu progresso ao longo do tempo, com isso, reduz a sobrecarga nas unidades de saúde.

Eliton Souza

Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário UniAcademia. Assessor de comunicação da Healthmap.

Leave a Reply

Eu Aceito a Política de Privacidade