Skip to main content

Nesta terça-feira, 31 de agosto, é celebrado o Dia do Nutricionista. Você parou para pensar que toda vez que comemos podemos estar alimentando doenças? A data serve para nos lembrar desse importante profissional que nos ajuda a conquistar mais qualidade de vida e que nos faz prevenir dessas possíveis doenças que consumimos diariamente. O nutricionista trabalha diariamente com a promoção da saúde, utilizando seu conhecimento em diversas áreas para garantir que todos tenham mais consciência em relação à alimentação saudável. 

Como sempre falamos aqui, prevenir é melhor do que remediar, por isso, é preciso que as pessoas entendam que para tratar algumas doenças e levar uma vida saudável, é necessário procurar um nutricionista. É por meio da alimentação que conseguimos bons resultados de saúde. 

O nutricionista é o profissional que determina como o paciente vai se nutrir, respeitando todo o contexto patológico dele. Os hábitos alimentares são um dos principais fatores determinantes da saúde, tanto na prevenção como no tratamento de doenças. O nutricionista atua em diversas áreas, como nas áreas clínica, saúde pública, esportiva, unidades de alimentação e segurança alimentar, consultoria, cozinhas experimentais, educação nutricional, ensino e pesquisa.

Na pandemia da Covid-19, o nutricionista ganhou evidência, já que houve aumento e um interesse maior por preparações caseiras de alimentos. Com os restaurantes fechados, muitos trabalhos em home office, todos tiveram que se adaptar e cozinhar o próprio alimento, com isso, muitas famílias melhoraram seus hábitos alimentares. Em paralelo, também houve aqueles que devido à ansiedade, consumiram mais do que habitual. A tecnologia foi a principal aliada desse período, auxiliou os profissionais a atenderem seus pacientes de forma mais eficaz.

São diversos meios de tecnologias para nutricionistas, de modo que auxilie em seus trabalhos no dia a dia. A telemedicina, por exemplo, estreitou os laços não só com os nutricionistas, mas também com outros setores da saúde. Segundo o levantamento da Associação Brasileira de Plano de Saúde (Abramge) foi contabilizado mais de 2,5 milhões de teleconsultas entre abril de 2020 e março deste ano. 90% dos casos foram solucionados à distância. A telemedicina possibilita que a assistência ocorra independente da distância e coopera para otimizar o tempo na saúde.

Outro meio que auxilia os profissionais nessa tão difícil mudança de rotina na vida das pessoas, são serviços de mensagens de texto. Muitas pessoas simplesmente não têm tempo para falar ao telefone durante o horário comercial. Comunicar via mensagem de texto é fator facilitador para estreitar ainda mais os laços entre nutricionistas e pacientes.

Além desses meios de comunicação, também existem sistemas de gestão de saúde que ajudam os profissionais a incentivar o hábito do cuidado contínuo, além de monitorar pacientes vulneráveis em plataformas que otimizam os serviços de assistência à saúde. Com uma gestão do cuidado efetiva, o profissional tem a possibilidade de realizar um mapeamento personalizado para prevenção de doenças e promoção de saúde, indicando os principais focos de atenção que o paciente precisa ter para levar uma vida saudável, além disso, consegue ter uma proximidade com o paciente, tendo um cuidado individualizado enviando alertas por e-mail ou aplicativo, podendo trocar mensagens com paciente para tirar possíveis dúvidas.

Como você viu, as opções de tecnologias para melhorar o trabalho dos nutricionistas são diversas e podem fazer grande diferença no serviço e na forma como ele é visto pelo paciente. Apesar da nutrição ter sido regulamentada no Brasil em 1967 e ser consideravelmente uma profissão nova, os avanços ao longo desses últimos anos foram enormes e é preciso cada vez mais valorizá-los e incentivá-los, para que a saúde e bem estar das pessoas sejam priorizadas.

Eliton Souza

Graduado em Jornalismo pelo Centro Universitário UniAcademia. Assessor de comunicação da Healthmap.

Leave a Reply

Eu Aceito a Política de Privacidade